terça-feira, 3 de agosto de 2010

Receitas da Bahia


Quer se deliciar com a gastronomia baiana e é pão duro e não tem como vir aqui para degustar. Segue uma das receitas e sinta o poder que essa terra tem. Por falar em poder, não abuse, porque nunca se sabe como será o dia seguinte (rs). Mas, vamos seguir falando do Caruru, Aqui na Bahia a gente chama de Carurivis (pra não rimar) - O caruru é um prato típico da culinária baiana, originalmente africano, utilizado como comida ritual do candomblé, provavelmente trazida para o Brasil pelos escravos africanos. Pode-se comer acompanhado de acarajé ou abará e de pedaços de carne (frango ou peixe). Originalmente, o caruru brasileiro era um refogado de ervas que servia para acompanhar outro prato (carne ou peixe). Mais africano que indígena, o caruru é feito com o quiabo, a pimenta-malagueta, camarão seco e dendê.

Segue uma receita para uma turma de 12 pessoas (geralmente é a quantidade da galera que bate um baba comigo, se acaso não sabe o que é baba, volte ao meu blog e acesse o dicionário de baianês). O tempo de preparo é em média uma hora, mas as coisas já devem começar no dia anterior (sabe como é as coisas de baiano)


CARURU

100 quiabos
1 xícara de castanha de caju
100 g de amendoim torrado e moído sem casca
2 xícaras de camarões defumados, descascados e moídos
2 cebolas grandes
2 xícaras de azeite de dendê
3 limões
2 colheres de sopa de sal
4 xícaras de água quente
pimenta
gengibre
alho

Dai, lava-se os quiabos (óbvio), enxugando bem para não formar baba quando parti-los. Segundo a tradição, os quiabos devem ser cortados em cruz (Deus nos ajude com a dor de barriga), no sentido longitudinal, e depois em rodelinhas bem finas; mas hoje já se corta nas facas do processador. Coloque os camarões secos e moídos, cebola ralada, alho, sal, castanha e amendoim para rechear no azeite de dendê. Ponha os quiabos partidos, as xícaras de água e as colheres de sopa de limão para cortar a baba. Adicione ainda alguns camarões secos inteiros e grandes. Cozinhe tudo até ficar pastoso. Quando os caroços dos quiabos estiverem bem rosados, retire do fogo.

Na festa de São Cosme e São Damião, quando o caruru é de promessa, costuma-se colocar sete quiabos inteiros. O convidado que tiver no seu prato, ao acaso, um desses quiabos, fica na obrigação de oferecer ao santo outro caruru (Na dúvida você coloca uns 20 quiabos desse para garantir outra festa na casa dos amigos).


VATAPÁ
A receita original é feita à base de camarão seco, pão, leite de coco, amendoim e castanha de caju. Alguns estados brasileiros têm suas próprias versões, mas para o acarajé o ideal é preparar o legítimo vatapá baiano. Você pode seguir lendo os procedimentos, ou baixar a música de mesmo nome de Dorival Caymmi.

Quem quiser vatapá, ô
Que procure fazer
Primeiro o fubá
Depois o dendê
Procure uma nêga baiana, ô
Que saiba mexer
Que saiba mexer
Que saiba mexer
Bota castanha de caju
Um bocadinho mais
Pimenta malagueta
Um bocadinho mais
Amendoim, camarão, rala um coco
Na hora de machucar
Sal com gengibre e cebola, iaiá
Na hora de temperar
Não para de mexer, ô
Que é pra não embolar
Panela no fogo
Não deixa queimar
Com qualquer dez mil réis e uma nêga ô
Se faz um vatapá
Se faz um vatapá
Que bom vatapá


500g de camarão seco
2 litros de leite de coco (de preferência natural)
150g de amendoim torrado e sem a pele
150g de castanha de caju
½ molho de cheiro verde
molho de coentro
4 tomates picados
2 cebolas grandes picadas
2 xícaras de azeite de dendê
1 colher de azeite de oliva
3 xícaras de farinha de trigo ou 10 pães cacetinho (ver dicionario de baianês) amanhecidos
sal
1 pequeno pedaço de gengibre ralado

Limpe os camarões, tirando a calda e a cabeça, separando a metade. Bata no liqüidificador o amendoim, as castanhas e metade dos camarões até virar uma farofa homogênea. Dissolva a farinha de trigo em ½ litro de leite de coco frio. Se estiver usando pão, coloque de molho na mesma quantidade de leite de coco. Coloque o restante do leite de coco na panela. Bata os temperos no liqüidificador, coloque a panela no fogo e acrescente a farinha dissolvida, ou os pães., os temperos batidos e a farofa de camarão, amendoim e castanha. Não pare de mexer para não embolar. Acrescente o dendê, o azeite de oliva a outra metade dos camarões inteiros, o sal e o gengibre. Continue a mexer até ferver bem. O vatapá deve ficar com uma consistência firme, mas cremosa. Se ficar muito duro, acrescente mais leite de coco, se ficar muito mole, acrescente mais farinha de trigo ou pão.


XINXIM DE GALINHA
2 kg de frango cortado pelas juntas
1/2 xícara (chá) de amendoim torrado e moído
1/2 xícara (chá) de castanha de caju moída
1/2 xícara (chá) de azeite de dendê
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 colher (chá) de pimenta do reino moída
250 g camarão seco, descascado e moído (opcional)
4 dentes de alho amassados
1/2 maço de coentro picado
2 cebolas grandes picadas
1 xícara (chá) de leite de coco
Sal a gosto

Limpe a galinha ou frango, corte pelas juntas e tempere com alho socado, caldo de limão, pimenta e sal, deixando descansar por meia hora. Em uma panela grande, aqueça o azeite de dendê e refogue os pedaços de frango por mais ou menos 25 minutos, mexendo de vez em quando Bata no liquidificador ou processador o coentro, a cebola, a castanha, o amendoim e o gengibre, adicione tudo ao refogado e, se preferir, acrescente também o camarão. Cozinhe em fogo médio até o frango ficar macio. Junte o leite de coco e deixe ferver mais um pouco. Se o caldo começar a secar, acrescente um pouco de água. Se desejar, desosse a galinha antes de servir. Sirva com arroz branco e farofa de azeite de dendê.


ACARAJÉ
1 litro de azeite de dendê para fritar
1 colher (sobremesa) de sal
1 dente de alho
1 colher (chá) de gengibre ralado
300 g de cebola em pedaços
1 kg de feijão fradinho quebrado

Numa bacia grande, coloque o feijão e lave várias vezes, até sair toda a casca. A seguir, deixe de molho por 3 horas. Escorra o feijão, coloque no liquidificador, junte a cebola, o gengibre, o alho e o sal e bata até obter uma pasta. Antes de fritar, bata novamente a pasta com uma colher, até ficar bem fofinha. Numa panela grande, aqueça bem o azeite-de-dendê. Com a ajuda de duas colheres, molde os bolinhos e frite-os no azeite. Sirva-os recheados com camarão ou com os recheios à parte. Camarão para acarajé: Numa panela, coloque todos os ingredientes e misture. Leve ao fogo e refogue por 3 minutos.


FAROFA BAIANA
1/2 copo de óleo
3 gomos de linguiça calabresa (cortada em pequenos cubos)
1 maço de couve (cortada em tiras)
7 pimentas dedo de moça (cortada em rodelas sem semente)
500 ml de água quente
1 pacote de farinha de mandioca torrada
2 colheres (café) de sal
1 maço de cheiro verde picado


ARROZ
Bom, se voce não sabe como fazer um arroz, é melhor desisitir de fazer a receita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário